EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS

Autori

  • João Batista Bottentuit Junior
  • Hernani Veloso de Carvalho
  • Thelma Helena Costa Chahini

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13520

Parole chiave:

Educação Básica, Tecnologia, Educação.

Abstract

Este artigo pretende analisar a presença e o uso das tecnologias digitais especificamente entre os alunos da Educação Básica, considerando tais dispositivos enquanto possibilidade e recursos presentes e indispensáveis para a abordagem de temáticas vinculadas às perspectivas de aprendizagem atuais. Com base nos pressupostos teóricos dos estudos sobre Tecnologia da Educação, objetivamos, com este estudo, analisar as principais abordagens acerca de conceitos como a tecnologia de informação e comunicação, e tecnologias digitais. Nessa acepção, discutiremos as perspectivas sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem na escola básica a partir do uso de tais tecnologias relacionando-a aos indicadores de desenvolvimento educacional. Compreendemos que na modernidade, os campos dos saberes caracterizam-se pelo alargamento de suas fronteiras conceituais, e, portanto, tomaremos por base os instrumentos teóricos trabalhados por Demo (2009), Bottentuit & Coutinho (2008), e Morin (2007).

 

Pubblicato

22-12-2016

Come citare

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; CARVALHO, H. V. de; CHAHINI, T. H. C. EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13520. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13520. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES