UMA LEITURA MICRO HISTÓRICA DA EDUCAÇAO PROFISSIONAL RURAL NO PARANÁ: DA SUA CRIAÇÃO À LDB DE 1961
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.16094Parole chiave:
tecnologia, tradição, modernidadeAbstract
O artigo aborda a educação tecnológica do campo numa perspectiva micro-histórica em que se apontam mudanças mais globais de perspectiva da economia, da tecnologia e da gestão do Estado e que impactam diretamente a educação rural. Tais impactos são apontados como repercussão negativa na cultura do homem rural, uma vez que atingem um certo ethos, causando anomia e caos em costumes enraizados. Através de apontamentos historiográficos que remetem ao Império português no Brasil, aponta-se o início e as reformas no ensino profissional rural como o local de encontro destas duas perspectivas: o global e o local, ou seja, as pressões por mudanças que partem de uma perspectiva global e as reformas dos modelos de escola para atender às demandas políticas e mercadológicas.Downloads
Pubblicato
01-01-2000
Come citare
SANTOS, J. C. dos; RISTOW, M. R. UMA LEITURA MICRO HISTÓRICA DA EDUCAÇAO PROFISSIONAL RURAL NO PARANÁ: DA SUA CRIAÇÃO À LDB DE 1961. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i22.16094. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16094. Acesso em: 20 apr. 2025.
Fascicolo
Sezione
Artigos e Ensaios
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.