Políticas educacionais no Brasil: reflexões históricas e desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.34713Parole chiave:
Democratização do ensino; História da Educação no Brasil; Políticas públicas educacionais.Abstract
Este estudo propõe-se a compreender e analisar as principais políticas educacionais, seus impactos, desafios e contribuições para o desenvolvimento do sistema educacional. Para embasar a investigação, optou-se pela pesquisa exploratória qualitativa como metodologia, desenvolvida por meio da pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados proporcionam um panorama linear das políticas educacionais implementadas no Brasil desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 até o ano de 2021. Ao destacar os pontos críticos da história educacional, pretende-se fomentar a reflexão sobre os desafios contemporâneos à luz das experiências passadas, além de estimular a implementação de novas políticas educacionais. Assim, enfatiza-se que a história da Educação brasileira não é apenas um registro do passado, mas também um guia para as ações do presente e do futuro, um convite à reflexão e à ação em prol de uma Educação transformadora.
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