ENSINO COLABORATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIA COLABORATIVA

Autori

  • Caroline Penteado Assis
  • Eniceia Gonçalves Mendes
  • Maria Amélia Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.3981

Parole chiave:

Ensino Colaborativo, Parceria e Inclusão Escolar.

Abstract

Este artigo é um relato de experiência vivenciado a partir de um estágio em uma disciplina do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Cujo objetivo foi descrever o desenvolvimento de uma parceria colaborativa entre um profissional da educação especial e uma professora do ensino regular que enfrentava problemas para incluir um aluno com necessidades educacionais especiais. Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede municipal da cidade de São Carlos no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados através da observação direta e registrados em um diário de campo. O acompanhamento desta professora foi realizado durante três meses no primeiro semestre do ano de 2010, com a visita semanal da estagiária à escola. Os resultados apresentam todo o desenvolvimento da parceria estabelecida por meio do ensino colaborativo entre a estagiária e a professora do ensino regular e a partir dos dados foi possível observar que essa parceria atingiu o nível da colaboração.  

Pubblicato

11-04-2011

Come citare

ASSIS, C. P.; MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. ENSINO COLABORATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIA COLABORATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.3981. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3981. Acesso em: 17 lug. 2024.