CARACTERIZANDO TAREFAS PARA OS ALUNOS E AS CINCO DIMENSÕES FUNDAMENTAIS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO: ELEMENTOS GÊNESIS DAS TAREFAS PARA A FORMAÇÃO

Autores

  • Caroline Silva
  • Miguel Ribeiro

Palavras-chave:

Cinco dimensões fundamentais para a implementação da tarefa para o aluno; Tarefa para a Formação; Simetria.

Resumo

O professor de matemática sustenta a sua prática na implementação de tarefas para os alunos. Considerando as especificidades dessa prática, as tarefas para os alunos necessitam ser recursos potentes para instigar discussões matemáticas frutíferas que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos. Para tal, assumimos que essa tarefa necessita estar associada a um documento que considere as cinco dimensões fundamentais para a sua implementação. A fim de elucidar o conteúdo e estrutura de tais documentos, efetuamos uma discussão teórica a partir de uma tarefa para o aluno conceitualizada para discutir o tópico de simetria nos Anos Finais que forma parte de uma Tarefa para a Formação e o documento com as cinco dimensões fundamentais para a sua implementação. 

Referências

BASTOS, R. Notas sobre o Ensino da Geometria: Simetria. Educação e Matemática, n. 88, p. 9-11, 2006.

BORASI, R. Exploring mathematics through the analysis of errors. For the learning of Mathematics, v. 7, n. 3, p. 2-8, 1987.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CARRILLO, J.; CLIMENT, N.; MONTES, M.; CONTRERAS, L. C.; FLORES-MEDRANO, E.; ESCUDERO-ÁVILA, D.; VASCO, D.; ROJAS, N.; FLORES, P.; AGUILAS-GONZÁLES, A.; RIBEIRO, M.; MUÑOZ-CATALÁN, C. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, v. 20, n. 3, p. 236–253, 2018.

DI MARTINO, P.; MELLONE, M.; RIBEIRO, M. Interpretative Knowledge. In: LERMAN, S. (Ed.). Encyclopedia of Mathematics Education. Cham: Springer International Publishing, p. 424-428, 2020.

GALLEGUILLOS, J.; RIBEIRO, M. Prospective mathematics teachers’ interpretative knowledge: focus on the provided feedback. In: CERME, UTRECHT UNIVERSITY. ELEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION. Utrecht: Utrecht University, 2019, p. 1-8.

GOMES, A. Transformações geométricas: conhecimentos e dificuldades de futuros professores. In: ATAS DO XXIII SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Lisboa: APM p. 233–243, 2012.

GRILO, J. S. P.; BARBOSA, J. C.; LUNA, A. V. A. Princípios da Matemática Escolar Recontextualizados de Disciplinas Específicas. Espaço Plural, v. 18, n. 36, p. 12-40, 2017.

GROSSMAN, P. Learning to practice: The design of clinical experience in teacher preparation. Policy Brief, p. 1-8, 2010.

JAKOBSEN, A.; RIBEIRO, M.; MELLONE, M. Norwegian prospective teachers’ MKT when interpreting pupils’ productions on a fraction task. Nordic Studies in Mathematics Education, v. 19, n. 3-4, p. 135-150, 2014.

LOPES, L. S.; ALVES, G. L. P.; FERREIRA, A. L. A. A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa. Educação e Realidade, v. 40, n. 2, p. 549-572, 2015.

MASON, J.; JOHNSTON-WILDER, S. Designing and using mathematical tasks. St Albans: Tarquin, 2006.

MELLONE, M.; RIBEIRO, M.; JAKOBSEN, A.; CAROTENUTO, G.; ROMANO, P.; PACELLI, T. Mathematics teachers’ interpretative knowledge of students’ errors and non-standard reasoning. Research in Mathematics Education, v. 22, n. 2, p. 154–167, 2020.

MONTES, M. M. C.; CARRILLO, C. E. S. Creencias y Concepciones de los Profesores de Secundaria sobre la Enseñanza de las Isometrías. El Caso de la Reflexión. EPISTEMUS, v. 18, n. 9, p. 29-36, 2015.

NYE, B.; KONSTANTOPOULOS, S.; HEDGES, L. V. How large are teacher effects?. Educational evaluation and policy analysis, v. 26, n. 3, p. 237-257, 2004.

PACHECO-MUÑOZ, E.; JUÁREZ RUIZ, E.; FLORES-MEDRANO, E. Relaciones direccionales intra-dominio del conocimiento especializado del profesor de matemáticas sobre localización en el plano. Avances de Investigación en Educación Matemática, n. 24, p. 57–74, 2023.

RAMFUL, A.; HO, S. Y.; LOWRIE, T. Visual and analytical strategies in spatial visualisation: perspectives from bilateral symmetry and reflection. Mathematics Education Research Journal, v. 27, p. 443-470, 2015.

RIBEIRO, C. M.; MELLONE, M.; JAKOBSEN, A. Characterizing prospective teachers’ knowledge in/for interpreting students’ solutions. In: PROCEEDINGS OF THE 37TH CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION. Kiel: PME, 2013. p. 89-96.

RIBEIRO, M. Tarefas para a Formação e suas especificidades para desenvolver o conhecimento especializado do professor no âmbito do Pensamento Algébrico: entendendo regularidades de repetição. Revista Espaço Plural, v. 23, n.42, 2021.

RIBEIRO, M.; ALMEIDA, A. Tarefas para a Formação para desenvolver o Conhecimento Especializado do professor no âmbito do Pensamento Algébrico em contextos de regularidades de crescimento: exemplos de conteúdo de conhecimento a desenvolver. Revista Espaço Plural, v. 24, n.43, 2022.

RIBEIRO, M.; ALMEIDA, A.; MELLONE, M. Conceitualizando tarefas formativas para desenvolver as especificidades do conhecimento interpretativo e especializado do professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-32, 2021.

RIBEIRO, M.; POLICASTRO, M. S.; CALDATTO, M. E.; ALMEIDA, A. R. Interpretative knowledge of prospective kindergarten and primary teachers in the context of subtraction. Acta Scientiae. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 24, n. 3, p. 1-31, 2022.

RIBEIRO, M.; SILVA, C. Especificidades do Conhecimento Interpretativo do professor e das Tarefas para a Formação como elementos para práticas criativas e matematicamente inovadoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 18, 2023. A aparecer.

RIBEIRO, M; GIBIM, G. F. B.; SOUZA, C. A. Coleção CIEspMat Professor: Reflexão e Simetria. Curitiba: CRV, 2021.

SILVA, C.; RIBEIRO, M. Relações Teóricas entre o Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge e o Conhecimento Interpretativo. In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO SOBRE CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO DEL PROFESOR DE MATEMÁTICAS. A aparecer.

SILVA, D. F.; ROMÃO, E. C. O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 160–187, 2022.

SOSA, L.; GUZMÁN, M. V.; RIBEIRO, M. Conhecimento do professor sobre dificuldades de aprendizagem no tópico adição de expressões algébricas no Ensino Médio. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n.3, p. 369-397, 2019.

STYLIANIDES, G. J.; STYLIANIDES, A. J. Mathematics for teaching: A form of applied mathematics. Teaching and Teacher Education, v. 26, n. 2, p. 161-172, 2010.

Downloads

Publicado

27-08-2024

Como Citar

CAROLINE SILVA; MIGUEL RIBEIRO. CARACTERIZANDO TAREFAS PARA OS ALUNOS E AS CINCO DIMENSÕES FUNDAMENTAIS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO: ELEMENTOS GÊNESIS DAS TAREFAS PARA A FORMAÇÃO . Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 40, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34058. Acesso em: 16 abr. 2025.