CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA E PROTÉICA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO COMUM CULTIVADOS NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i27.13179Palabras clave:
Phaseolus vulgaris, armazenamento, atributos tecnológicos, análise de correlação.Resumen
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros agronômicos, a qualidade tecnológica e protéica, correlacionando estas variáveis em doze genótipos de feijoeiro comum, classes preto e carioca. Grãos controle e armazenados (seis meses) foram analisados quanto, número de vagens por planta e grãos por vagem, altura das plantas e altura da primeira inserção. Os atributos tecnológicos, como tempo de cocção, capacidade de absorção de água, percentual de grãos inteiros, teor de proteína, pH e condutividade elétrica foram avaliados e os resultados submetidos à análise de variância, teste F e análise de correlação. Todos os parâmetros agronômicos apontaram diferenças significativas ao nível de 5% (teste F), entre os genótipos. Os atributos tecnológicos demonstraram significância (< 5%) para a interação entre os fatores (genótipo e armazenamento). O armazenamento de todos os genótipos de feijão sob condições ambientais pelo período de seis meses não é recomendado devido contribuir para o endurecimento dos grãos e reduzir o índice de grãos inteiros após a cocção.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.