PANORAMA BRASILEIRO DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ÁREAS DE ATERRO SANITÁRIO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.26408
Organismes subventionnaires

Résumé

O consumismo é uma das consequências do capitalismo, que em conjunto com o aumento populacional tem contribuído com o crescimento desordenado de resíduos gerados diariamente. O biogás pode ser gerado por diversas fontes, inclusive por resíduos presentes em aterros sanitários, assim ele tem se apresentado como uma possibilidade de atenuar as necessidades energéticas da sociedade atual. O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir o aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos para a produção de biogás em áreas de aterro sanitário. Constatou-se que os aterros sanitários representam uma tecnologia de tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que possuem grandes possibilidades de aproveitamento, a partir da gestão eficiente dos materiais. Portanto, o aproveitamento energético do biogás pode ser caracterizado como uma fonte para a geração de energia e possibilidade de utilização do gás metano, que é um poluente de alto potencial de aquecimento global. Logo, o aproveitamento energético do biogás oferece vantagens tanto para a saúde pública quanto para o equilíbrio do meio ambiente. No entanto, é preciso um estudo e projeto detalhado, para que se identifique a viabilidade do investimento, possíveis entraves na adoção dessa prática e expectativas futuras em relação ao aproveitamento energético do biogás.

Bibliographies de l'auteur-e

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ciências Ambientais. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Edimar Lia Pontarolo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ciências Ambientais.

Publié-e

22-03-2022

Comment citer

NEPOMOCENO, T. A. R.; PONTAROLO, E. L. PANORAMA BRASILEIRO DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ÁREAS DE ATERRO SANITÁRIO. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–12, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i2.26408. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26408. Acesso em: 22 juill. 2024.