Cadeias curtas de comercialização de alimentos, agricultura familiar e a relação campo-cidade
Small chains of food commercialization, family farming and the countryside-city relationship
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.30527Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir a relação de canais curtos de comercialização, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a relação campo/cidade. Trata-se de estudo desenvolvido por meio de abordagem qualitativa de revisão bibliográfica narrativa, a partir de materiais nacionais e internacionais que versem sobre o tema rural-urbano. A primeira sessão apresenta as cadeias curtas de comercialização, conceitos, formação, importância e mudanças até chegar a atual configuração e estrutura. A segunda sessão aborda os conceitos históricos acerca das relações urbano-rural e as novas ruralidades. Por fim, na terceira sessão descreve-se a importância das cadeias curtas, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar para a agricultura familiar. Conclui-se com esse estudo que a comercialização da agricultura familiar através de cadeias curtas de comercialização é positiva ao promover a geração de renda, contribuindo para subsistência dos agricultores, reconectando produtores e consumidores, fornecendo a estes alimentos mais saudáveis e seguros, respeitando a vocação agrícola, o meio ambiente, as referências nutricionais e os hábitos alimentares locais promovendo a segurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento rural sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.