A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i1.26466Palavras-chave:
direito humano a alimentação adequada, alimentação escolar saudável, alimentação infantilResumo
Resumo: A realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional deve ser um processo permanente em todas as fases do ciclo da vida. Na infância, a escola é um espaço privilegiado de discussão, reflexão e prática para a formação dos hábitos alimentares saudáveis. Realizou-se em uma escola privada da cidade de Fortaleza, estado do Ceará, o Projeto de Educação Nutricional Minha Lancheira Saudável com o objetivo de desenvolver atividades lúdicas para aumentar o consumo de alimentos saudáveis e diminuir o consumo de alimentos industrializados. Foram realizados três encontros com alunos entre 7 e 10 anos de idade, que estudam em tempo integral. As atividades desenvolvidas promoveram a integração e a troca de experiências e saberes entre os participantes. Como resultado, percebeu-se que os estudantes entenderam por quais razões os alimentos que devem ou não devem ser consumidos com frequência e a importância das escolhas dos alimentos para a saúde. Ao final do projeto, concluiu-se que o ambiente escolar é favorável a prática da educação nutricional para a formação dos hábitos e comportamentos alimentares, sendo uma ferramenta determinante na construção e na conscientização do consumo saudável de alimentos, bem como na valorização da alimentação no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.