Certificação da Produção Orgânica da Cachaça Matraga: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i02.31965Resumo
À medida em que cresce a preocupação social com o meio ambiente e o consumidor busca a aquisição de produtos alimentares mais sustentáveis, a certificação de produtos orgânicos demonstra-se protagonista. Com o intento de analisar a certificação de produtos orgânicos, foi realizado um estudo de caso com a produção de cachaça orgânica do Alambique Matraga, localizado no município de Planalto (Paraná – Brasil). Após o levantamento de dados inicial quanto à produção de cana-de-açúcar nesse estado, bem como quanto à certificação de produtos orgânicos, a agroindústria da cachaça e a agricultura familiar, o questionário para coleta de dados foi elaborado. Os resultados encontrados, a partir de entrevista realizada com o diretor proprietário da empresa, demonstraram que essa certificação possibilita o alcance do mercado internacional, ou seja, a exportação dos produtos, além do crescimento de produção, venda interna, geração de empregos e permanência do homem no campo. Há viabilidade de produção da cultura da cana-de-açúcar na região que, com o instrumento da certificação de produtos orgânicos, apesar de ainda ter um alto custo para obtenção, maximiza a comercialização do produto, demonstra a qualidade que os consumidores têm buscado, fortalecendo a cultura da cana-de-açúcar na região Sudoeste do Paraná.Downloads
Publicado
Versões
- 17-02-2024 (2)
- 05-12-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.