A Importância de Fatores Sócio Econômicos e da Infraestrutura Verde na Saúde Respiratória nos Municípios do Estado do Paraná, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32240

Resumen

O artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre as relações entre fatores sócio econômicos, infraestrutura verde urbana e saúde respiratória nos municípios do Estado do Paraná, Brasil, no contexto da proposição do aumento de áreas verdes como medidas mitigatórias e de adaptação às mudanças climáticas no ambiente urbano construído. Os dados foram extraídos de bases de dados nacionais de domínio público. A metodologia envolveu análises da estatística básica e multivariada de indicadores que representam essas variáveis. Os resultados demonstraram que, em média, os municípios com maior área de biodiversidade por habitante apresentam menores taxas de internações decorrentes de doenças respiratórias (CID-10 X). A análise dos dados também demonstrou que a infraestrutura verde fornece serviços ecossistêmicos para uma melhor saúde respiratória, mas estes estão interligados com fatores socioeconômicos.

Publicado

22-12-2023

Cómo citar

PIMENTEL, L.; POGOGELSKI, A. L. de C.; FONSECA, M. N. da; MOURA, E. N. de; SOUZA, F. T. de. A Importância de Fatores Sócio Econômicos e da Infraestrutura Verde na Saúde Respiratória nos Municípios do Estado do Paraná, Brasil. Revista Internacional de Investigación y Ciencia de la Resiliencia Ambiental, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i3.32240. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32240. Acesso em: 19 abr. 2025.