Percepção de Moradores e a Qualidade da Água e para Consumo Humano na Comunidade Extrativista São Francisco do Iratapuru - Amapá Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32241Resumo
Este trabalho teve como objetivo conhecer as percepções de moradores da Comunidade Extrativista São Francisco do Iratapuru (AP), sobre a qualidade da água fornecida pela rede pública, e também analisar se esta água está dentro dos padrões determinados pela Portaria GM/MS n° 888/2021. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa através da aplicação de questionário, assim como, foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas para avaliar a qualidade da água. De acordo com os resultados verificou-se que 71,1 % dos entrevistados não consideram a água de boa qualidade, na opinião dos usuários a água apresenta características indesejáveis como cor (43,3 %) e sujeira (43,3 %). Os dados obtidos nas análises físico-químicas e microbiológicas evidenciaram desconformidade com a resolução vigente para o parâmetro Coliformes Totais. A metodologia de avaliação do sistema a partir da percepção da Comunidade mostrou-se ferramenta importante para a gestão, planejamento e credibilidade do sistema, pois as características físicas e organolépticas foram as mais perceptíveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.