Prática de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos na Educação Basica
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32259Resumo
Resumo: A educação ambiental é um assunto importante, mas de abordagem ainda limitada no contexto escolar. Analisando ideias para superar esta limitação, relatamos aqui uma experiência de aplicação de projeto extensionistas em sala de aula, buscando um enfoque abrangente que vincule os conceitos de destinação de resíduos sólidos à sensibilização para importância da conservação da natureza, mostrando as diferenças e formas adequadas de destinação. A atividade foi realizada no Colégio Senador Corrêa, em Ponta Grossa, PR, com alunos do 1º ano do ensino médio, que estão iniciando o caminho para a vida adulta. Por meio de pesquisa sobre o tema, elaborou-se uma atividade que permitisse encaixe no real cotidiano dos alunos, com relevância para suas vidas, buscando a mudança de comportamentos. Trazendo conteúdos e exemplos a serem relacionados em suas vidas, foi possível de uma forma interativa com a turma, a absorção do conteúdo e em forma de perguntas por meio do kahoot, assim eles conseguiriam aplicar o conhecimento adquirido e direcionar fora de sala, isso fez com que as diferenças sociais fossem expostas. Assim, o entendimento dentro de sala de aula foi expandido não apenas para questões ambientais, mas para o contexto socioambiental.
Palavras-chave: Conservação da Natureza; Destinação correta; Reciclagem;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.