Políticas Públicas de Turismo em Rondônia: Desafios para a Sustentabilidade na Amazônia Legal Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32282Resumo
Os impactos ocasionados pelo turismo requerem políticas públicas eficientes que se adequem às características regionais e que previnam os efeitos da emergência climática posta em cena. Rondônia, estado pertencente à Região Norte do Brasil, estabeleceu recentemente sua Política Estadual de Turismo para disciplinar a atividade. Assim, o presente resumo objetiva analisar as políticas públicas que influenciam as atividades turísticas em Rondônia, visando perceber se sustentabilidade e ações de prevenção com relação às mudanças climáticas são temáticas elencadas, através da busca de leis, planos, programas e projetos nos sites dos órgãos oficiais estaduais competentes. No conceito, nos princípios e nos instrumentos da política estadual prevalece a questão econômica. Para uma política tão nova, a sustentabilidade deveria ser elencada como essencial. Espera-se que a promoção da sociobiodiversidade, que também está inserida na política, seja muito mais real que retórica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.