Políticas Públicas de Turismo em Rondônia: Desafios para a Sustentabilidade na Amazônia Legal Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32282Resumen
Os impactos ocasionados pelo turismo requerem políticas públicas eficientes que se adequem às características regionais e que previnam os efeitos da emergência climática posta em cena. Rondônia, estado pertencente à Região Norte do Brasil, estabeleceu recentemente sua Política Estadual de Turismo para disciplinar a atividade. Assim, o presente resumo objetiva analisar as políticas públicas que influenciam as atividades turísticas em Rondônia, visando perceber se sustentabilidade e ações de prevenção com relação às mudanças climáticas são temáticas elencadas, através da busca de leis, planos, programas e projetos nos sites dos órgãos oficiais estaduais competentes. No conceito, nos princípios e nos instrumentos da política estadual prevalece a questão econômica. Para uma política tão nova, a sustentabilidade deveria ser elencada como essencial. Espera-se que a promoção da sociobiodiversidade, que também está inserida na política, seja muito mais real que retórica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Internacional de Investigación y Ciencia de la Resiliencia Ambiental

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.