O impacto da extensão universitária: do estudante à comunidade
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32283Resumo
As universidades desempenham papel fundamental na construção do conhecimento científico. Diante disso, a extensão universitária surge como uma importante ferramenta de troca de saberes, funcionando como uma ponte, entre o discente e o visitante. As práticas extensionistas consolidam o que o acadêmico vivencia em sala, permitindo a desenvoltura de habilidades, como trabalho em equipe e comunicação. O Objetivo desse trabalho é relatar os resultados das experiências extensionistas do Museu Interativo de Ictiologia da Unioeste. Esse projeto consiste em um espaço de recepção de visitantes, da comunidade em geral, com visualização e informações sobre a biologia e ecologia dos animais. O conhecimento da ictiofauna e dos recursos hídricos é fundamental para fomentar ações individuais e coletivas em prol da preservação ambiental. O projeto Museu Interativo vinculado ao Laboratório de Ictiologia, Ecologia e Biomonitoramento recebeu aproximadamente 400 alunos durante o ano de 2023, sendo sua maioria do ensino fundamental. Os resultados dessas trocas e transposição de saberes científicos sobre a ictiofauna são fundamentais para o desenvolvimento de consciência individual e coletiva para o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.