Agrotóxicos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: a Percepção de Engenheiros Agrônomos do Município de Toledo, Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32309Resumen
Trata-se de um estudo descritivo, cujo objetivo foi verificar o perfil e o conhecimento dos engenheiros agrônomos atuantes no município de Toledo-PR sobre o uso de agrotóxicos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Realizou-se a aplicação de um questionário semiestruturado no Google Forms®. Os dados foram analisados a partir da análise textual discursiva. Os resultados mostram que os pesquisados compreendem os agrotóxicos majoritariamente na perspectiva técnica e que 48% deles não conhecem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Isso mostra, pois, a necessidade de uma educação ambiental transdisciplinar em suas tipologias e políticas públicas para a difusão dessas metas globais, especialmente em relação às possíveis contribuições da atuação profissional para o desenvolvimento sustentável.
Palavras-Chave: Agricultura alternativa. Profissional da agronomia. Sociedade sustentável. Oeste paranaense.
Descargas
Publicado
Versiones
- 17-02-2024 (2)
- 26-12-2023 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.