Trilha Ecológica Wajãpi: uma Alternativa de Vivência Aplicada à Educação Ambiental no Sul do Amapá, Amazônia, Brasi
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32360Resumo
Este trabalho foi motivado pela preocupação com a crise ambiental que vivemos atualmente e a necessidade de aproximar o homem do meio em que vive e para estimular a participação ativa e a responsabilidade ambiental, surge então, a criação do projeto de uma trilha ecológica com o objetivo de aproximar o homem com o meio em que vive, e estimular sua responsabilidade frente à crise ambiental. Sendo assim o objetivo desse trabalho é avaliar a trilha ecológica como um instrumento de educação ambiental no processo de ensino/aprendizagem para sensibilizar a sociedade do Vale do Jari sobre a importância do meio ambiente. A trilha está localizada no Instituto Federal do Amapá (IFAP) campus Laranjal do Jari, por possuir uma área verde apresenta potencial para o desenvolvimento de atividades educacionais e recreativas que integram o conhecimento, e de forma abrangente aproveita as melhores aplicações aos princípios da educação ambiental. Por meio de visitas interpretativas e questionários semiestruturados são avaliados a relação do homem no meio ambiente, elucidando a importância da educação ambiental no processo de ensino/aprendizagem. Sendo assim os procedimentos metodológicos dos trabalhos para realização das visitas na trilha são organizados pela equipe responsável de bolsistas, estagiários e voluntários, que recebem os alunos de diversas instituições de ensino fundamental e médio, monitoram todo o percurso da visita no campus e por fim orientam a trilha no sentido de propiciar a vivência da observação da vegetação existente, além da presença de insetos e aves, ressaltando a importância do ecossistema quanto as suas funções ecológicas e ambientais. A utilização da trilha ecológica Wajãpi gera a compreensão da relação entre o homem e o meio ambiente, sendo fundamental na construção da educação ambiental do presente e do futuro, funcionando como uma Metodologia ativa bastante eficaz para a sensibilização e promoção do engajamento socioambiental.
Palavras-Chave: Amazônia. ensino. extensão. trilha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.