Comparação dos usos da Água nas Atividades Econômicas Outorgadas e Dispensadas na Bacia dos Rios Branco e Colorado, Rondônia-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32375Resumo
Os usos insignificantes, que independem de outorga, foram previstos na Lei Federal nº 9.433 de 1997, e em Rondônia na Lei Complementar nº 255 de 2002, definindo os usos de água que dependem de outorga, bem como aqueles considerados insignificantes e dispensáveis de outorga, mas que precisam ter um cadastro de uso da água. O objetivo desse estudo é conhecer quais são estes usos insignificantes e quais as principais atividades relacionadas, além de realizar comparativo com as atividades econômicas outorgadas, tendo a área do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Branco e Colorado (CBH-RBC-RO), e suas variadas ocupações da terra e da água, como local de estudo. Foram utilizadas bibliografias e documentos publicados sobre os usos de recursos hídricos na região do CBH-RBC-RO e dados secundários obtidos junto ao órgão gestor em Rondônia, analisados pela metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977). Com as informações levantadas observou-se que os municípios de Alta Floresta D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis ocuparam o primeiro e segundo lugares das maiores demandas de outorgas e usos insignificantes. Os destaques para utilização da água vão para irrigação, dessedentação animal e aquicultura. As captações superficiais também se mostraram muito mais requeridas que as subterrâneas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.