Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em Comunidades Vulneráveis: Estudo de Caso de uma Experiência de Intercâmbio Virtual Internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32384

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de um projeto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) desenvolvido por meio de um Intercâmbio Virtual (Virtual Exchange – VE) denominado “VAMOS – Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development” (Programa de Intercâmbio Virtual para enfrentar Problemas Complexos: Colaboração Latino América e Europa para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável), que teve a participação de universidades do Brasil, Honduras, Suécia e Itália, no período de 2021 e 2022. O projeto criou um curso piloto de EDS no modelo de VE, visando desenvolver a capacidade para colaboração internacional inovadora e aprendizado conjunto, para propostas dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, com foco nos problemas socioambientais e da segurança alimentar de populações mais vulneráveis. O curso piloto desenvolvido junto a Vila Torres, uma comunidade de baixa renda de Curitiba, promovendo a conexão entre integrantes desta comunidade e cerca de 50 estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos dos países parceiros, que discutiram os problemas reais que afetam a comunidade e definiram projetos para ajudar nas suas resoluções. A metodologia usada foi de entrevistas em vídeos junto as comunidades, levando estes para um fórum virtual de discussão e usando ferramentas como Miro, Padlet, Canva, Design Thinking e Backcasting. Como resultado se obteve projetos com base no urbanismo sustentável, segurança alimentar, turismo sustentável de base comunitária, propostas de espaços dignos de esporte, lazer e cultura, com base numa visão sistêmica e interdisciplinar e que apresenta perspectivas de melhoraria a qualidade de vida das pessoas da Vila Torres.

Downloads

Publicado

22-12-2023

Como Citar

CASAGRANDE JUNIOR, E. F.; AGUDELO, L. P. P. Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em Comunidades Vulneráveis: Estudo de Caso de uma Experiência de Intercâmbio Virtual Internacional. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32384. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32384. Acesso em: 18 abr. 2025.