Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) em Comunidades Vulneráveis: Estudo de Caso de uma Experiência de Intercâmbio Virtual Internacional
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32384Résumé
Este artigo apresenta a experiência de um projeto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) desenvolvido por meio de um Intercâmbio Virtual (Virtual Exchange – VE) denominado “VAMOS – Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development” (Programa de Intercâmbio Virtual para enfrentar Problemas Complexos: Colaboração Latino América e Europa para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável), que teve a participação de universidades do Brasil, Honduras, Suécia e Itália, no período de 2021 e 2022. O projeto criou um curso piloto de EDS no modelo de VE, visando desenvolver a capacidade para colaboração internacional inovadora e aprendizado conjunto, para propostas dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, com foco nos problemas socioambientais e da segurança alimentar de populações mais vulneráveis. O curso piloto desenvolvido junto a Vila Torres, uma comunidade de baixa renda de Curitiba, promovendo a conexão entre integrantes desta comunidade e cerca de 50 estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos dos países parceiros, que discutiram os problemas reais que afetam a comunidade e definiram projetos para ajudar nas suas resoluções. A metodologia usada foi de entrevistas em vídeos junto as comunidades, levando estes para um fórum virtual de discussão e usando ferramentas como Miro, Padlet, Canva, Design Thinking e Backcasting. Como resultado se obteve projetos com base no urbanismo sustentável, segurança alimentar, turismo sustentável de base comunitária, propostas de espaços dignos de esporte, lazer e cultura, com base numa visão sistêmica e interdisciplinar e que apresenta perspectivas de melhoraria a qualidade de vida das pessoas da Vila Torres.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.