A Discussão científica contemporânea do tema educação ambiental com perspectivas para qualificar o ensino agrícola sobre a sustentabilidade: Uma revisão sistemática

Autores

  • Simone Grisa Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Roberta Alves da Silva Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcelo Roger Meneghatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32395

Resumo

O desenvolvimento sustentável é um conceito que deve estar presente na formação técnica e profissional dos estudantes, envolvendo a educação integrada com princípios ambientais, econômicos e sociais nas práticas agrícolas. O presente artigo tem como objetivo analisar de forma sistemática a literatura científica existente para compreender e qualificar a Educação Profissional Agrícola e o avanço do desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais. O método foi uma revisão bibliométrica, foram usados filtros para o refinamento de palavras-chaves através de busca eletrônica nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico e Web of Science. Após a seleção e a partir dos critérios de elegibilidade, restaram 23 estudos analisados por leitura completa e revisão integrativa da literatura. Na organização dos dados foram elencadas 06 categorias de análise de acordo com as dimensões de sustentabilidade para análise descritiva e dois software para análise do corpus textual. Os resultados permitem compreender a sustentabilidade através das quatro classes encontradas na classificação hierárquica decrescente que representa a inter-relação entre os temas de educação ambiental, meio ambiente junto aos processos de mudança e inovação para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os autores indicam que para superar os desafios globais é urgente um alinhamento dos conteúdos programáticos das escolas fundamentais até as universidades com os temas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Simone Grisa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Roberta Alves da Silva Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Downloads

Publicado

21-12-2023 — Atualizado em 21-12-2023

Versões

Como Citar

GRISA, S.; ALVES DA SILVA FERREIRA, R.; ROGIS FLOR BERTOLINI, G.; ROGER MENEGHATTI, M. A Discussão científica contemporânea do tema educação ambiental com perspectivas para qualificar o ensino agrícola sobre a sustentabilidade: Uma revisão sistemática. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32395. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32395. Acesso em: 19 abr. 2025.