A Discussão científica contemporânea do tema educação ambiental com perspectivas para qualificar o ensino agrícola sobre a sustentabilidade: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32395Resumo
O desenvolvimento sustentável é um conceito que deve estar presente na formação técnica e profissional dos estudantes, envolvendo a educação integrada com princípios ambientais, econômicos e sociais nas práticas agrícolas. O presente artigo tem como objetivo analisar de forma sistemática a literatura científica existente para compreender e qualificar a Educação Profissional Agrícola e o avanço do desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais. O método foi uma revisão bibliométrica, foram usados filtros para o refinamento de palavras-chaves através de busca eletrônica nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico e Web of Science. Após a seleção e a partir dos critérios de elegibilidade, restaram 23 estudos analisados por leitura completa e revisão integrativa da literatura. Na organização dos dados foram elencadas 06 categorias de análise de acordo com as dimensões de sustentabilidade para análise descritiva e dois software para análise do corpus textual. Os resultados permitem compreender a sustentabilidade através das quatro classes encontradas na classificação hierárquica decrescente que representa a inter-relação entre os temas de educação ambiental, meio ambiente junto aos processos de mudança e inovação para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os autores indicam que para superar os desafios globais é urgente um alinhamento dos conteúdos programáticos das escolas fundamentais até as universidades com os temas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
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- 21-12-2023 (2)
- 21-12-2023 (1)
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