A Discussão Científica Contemporânea do Tema Educação Ambiental com Perspectivas para Qualificar o Ensino Agrícola sobre a Sustentabilidade: uma Revisão Sistemática

Autores

  • Simone Grisa
  • Roberta Alves da Silva Ferreira Unioeste
  • Geysler Rogis Flor Bertolini
  • Marcelo Roger Meneghatti

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32395

Resumo

Resumo: O desenvolvimento sustentável é um conceito que deve estar presente na formação técnica e profissional dos estudantes, envolvendo a educação integrada com princípios ambientais, econômicos e sociais nas práticas agrícolas. O presente artigo tem como objetivo analisar de forma sistemática a literatura científica existente para compreender e qualificar a Educação Profissional Agrícola e o avanço do desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais. O método foi uma revisão bibliométrica, foram usados filtros para o refinamento de palavras-chaves através de busca eletrônica nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico e Web of Science. Após a seleção e a partir dos critérios de elegibilidade, restaram 23 estudos analisados por leitura completa e revisão integrativa da literatura. Na organização dos dados foram elencadas 06 categorias de análise de acordo com as dimensões de sustentabilidade para análise descritiva e dois software para análise do corpus textual. Os resultados permitem compreender a sustentabilidade através das quatro classes encontradas na classificação hierárquica decrescente que representa a inter-relação entre os temas de educação ambiental, meio ambiente junto aos processos de mudança e inovação para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável. Os autores indicam que para superar os desafios globais é urgente um alinhamento dos conteúdos programáticos das escolas fundamentais até as universidades com os temas dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Palavras-Chave: Ecologia. Ensino. Gestão Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Tecnologia Social.

Downloads

Publicado

21-12-2023 — Atualizado em 21-12-2023

Versões

Como Citar

GRISA, S.; ALVES DA SILVA FERREIRA, R.; ROGIS FLOR BERTOLINI, G.; ROGER MENEGHATTI, M. A Discussão Científica Contemporânea do Tema Educação Ambiental com Perspectivas para Qualificar o Ensino Agrícola sobre a Sustentabilidade: uma Revisão Sistemática. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32395. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32395. Acesso em: 3 maio. 2024.