Buscando superar desafios civilizatórios na educação básica a partir da implementação de uma horta escolar

Autores

  • Luciana Ferrari Espíndola Cabral CEFET-RJ
  • Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i2.33517

Resumo

Resumo: Com o objetivo de mostrar como o trabalho com hortas escolares pode ser capaz de construir novas racionalidades na educação em ciências e saúde, visando a promoção de uma educação alimentar e nutricional, que considere os desafios de formar cidadãos ecopolíticos e antirracistas, é proposto o Projeto Horta Escolar do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, com destaque para os trabalho executado com foco nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O trabalho também tem por objetivo despertar o interesse dos educandos para a temática. Por meio de atividades práticas presenciais e midiatizadas os temas são trabalhados de forma transversal ao currículo do Ensino Médio, buscando uma formação cidadã e crítica, focada numa relação ambientalmente justa e com sustentabilidade. Com base no exposto, espera-se, a partir do trabalho com a horta escolar que os atores envolvidos sejam capazes de compreender que comer é um hábito cultural e, portanto, pode ser pensado, com base em possibilidades menos impactantes para o planeta.

Palavras-chave: Desafios Civilizatórios. Educação Alimentar e Nutricional. Ensino de Ciências. Educação Ambiental Crítica.

Biografia do Autor

Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues

Nutricionista CEFET/RJ. Doutoranda em Ciências Nutricionais (INJC/UFRJ)

Downloads

Publicado

20-06-2024

Como Citar

FERRARI ESPÍNDOLA CABRAL, L.; DE OLIVEIRA RAMADAS RODRIGUES, J. Buscando superar desafios civilizatórios na educação básica a partir da implementação de uma horta escolar . International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i2.33517. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/33517. Acesso em: 3 jul. 2024.