Buscando superar desafios civilizatórios na educação básica a partir da implementação de uma horta escolar
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i2.33517Résumé
Resumo: Com o objetivo de mostrar como o trabalho com hortas escolares pode ser capaz de construir novas racionalidades na educação em ciências e saúde, visando a promoção de uma educação alimentar e nutricional, que considere os desafios de formar cidadãos ecopolíticos e antirracistas, é proposto o Projeto Horta Escolar do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, com destaque para os trabalho executado com foco nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O trabalho também tem por objetivo despertar o interesse dos educandos para a temática. Por meio de atividades práticas presenciais e midiatizadas os temas são trabalhados de forma transversal ao currículo do Ensino Médio, buscando uma formação cidadã e crítica, focada numa relação ambientalmente justa e com sustentabilidade. Com base no exposto, espera-se, a partir do trabalho com a horta escolar que os atores envolvidos sejam capazes de compreender que comer é um hábito cultural e, portanto, pode ser pensado, com base em possibilidades menos impactantes para o planeta.
Palavras-chave: Desafios Civilizatórios. Educação Alimentar e Nutricional. Ensino de Ciências. Educação Ambiental Crítica.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés International Journal of Environmental Resilience Research and Science 2024
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.