Uso de Drones para determinar declividade e potencial para mecanização agrícola em áreas de plantio de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i2.34500Resumen
O crescimento da produção de cana-de-açúcar no Brasil tem sido impulsionado por vários fatores, incluindo a expansão das áreas cultivadas, o aprimoramento das técnicas agrícolas e a crescente demanda por etanol como biocombustível. Neste cenário, o geoprocessamento desempenha um papel essencial, na otimização da produção e na gestão das plantações de cana-de-açúcar. Ferramentas de geoprocessamento, como o levantamento topográfico realizado com VANT (aerofotogrametria) permite o monitoramento detalhado das áreas de cultivo, planejamento do uso da terra, e identificação de áreas mais adequadas para expansão. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é determinar a declividade do terreno, com uso de imagens de drones, a fim de identificar potencialidades para a mecanização agrícola em áreas com cultivo de cana-de-açúcar. Para isto foram utilizadas 731 imagens capturadas pelo VANT ARATOR 5C, e aplicadas técnicas de geoprocessamento para gerar o Modelo Digital de Elevação, mapas de declividade e mapas de curvas de níveis da área. Os resultados mostraram que embora a área tenha declividade classificada como suave ondulada, ela apresenta potencial para produção e mecanização agrícola. Sendo necessário o uso de curvas de nível para garantir alta produtividade e a partir do levantamento aéreo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Internacional de Investigación y Ciencia de la Resiliencia Ambiental

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



