EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Authors

  • Fernanda Aline Gunkel UNIOESTE
  • Irene Carniatto
  • Jaciara Reis Nogueira Garcia
  • Kátia Janaína Frichs Cotica
  • Vanessa Géssica de Mello

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v1i1.25764
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Abstract

Uma escola sustentável deve fazer uso de recursos naturais com consciência e considerar os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dos alunos. Este trabalho teve o objetivo de realizar ações de educação alimentar e nutricional como promotoras de sustentabilidade em um município do Oeste do Paraná. Para tanto, realizaram-se ações de educação alimentar e nutricional com 26 escolas. Foram realizados três encontros com atividades promotoras de sustentabilidade e realizados testes de aceitabilidade a fim de avaliar a aceitação de alunos a novas preparações. Observou-se a necessidade da presença de um nutricionista no ambiente escolar colocando em prática atividades de educação alimentar e nutricional até o momento em que o alimento é preparado. Assim, através deste estudo percebeu-se a fundamental importância do nutricionista como ator social envolvido na promoção do desenvolvimento sustentável e comprometido com o incentivo ao consumo de uma alimentação adequada e saudável para garantir uma melhor qualidade de vida.

Published

01-12-2019

How to Cite

GUNKEL, F. A.; CARNIATTO, I.; GARCIA, J. R. N.; COTICA, K. J. F.; MELLO, V. G. de. EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 1, n. 1, 2019. DOI: 10.48075/ijerrs.v1i1.25764. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/25764. Acesso em: 3 nov. 2024.