A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM MUNICÍPIO DO OESTE PARANAENSE E SUAS PRÁTICAS ENVOLVENDO OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i2.26470Keywords:
sustentabilidade. educação ambiental. ODS. parceriasAbstract
Este artigo objetiva proporcionar uma análise sobre as práticas de Educação Ambiental associadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável realizadas no município de Nova Aurora no Paraná, envolvendo a experiência de Escolas, Secretarias Municipais e ações em parcerias com Entidades locais a partir da organização de Projetos entre os anos de 2017 e 2019. Após os estudos e levantamento de dados, pode-se afirmar que o envolvimento de pessoas resulta em práticas de educação ambiental ao longo do tempo visualizado pelos depoimentos e documentos coletados durante todo o estudo. Foi destacado, ainda, que com o envolvimento dos alunos, professores, funcionários, comunidade, entidades, secretarias e a prefeitura, houve a disseminação rápida das práticas e o envolvimento do público fez o resultado ser consolidado. Constata-se, com base nos relatos dos entrevistados, a satisfação e o envolvimento de todos os atores nesta mobilização e aplicabilidade de 15 dos 17 ODS.
References
ASHLEY, P. A.; CORRÊA, M. M. Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Reflexões para ensino de graduação. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 35, n. 1, p. 92-111, jan./abr. 2018. E-ISSN 1517-1256. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7417/0> Acesso em 25 jul 2019.
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
CARNIATTO, I.; HENNRICH JUNIOR, E. J; MOTA, J.G.O. Programas de Sustentabilidade na Gestão das Instituições de Ensino Superior. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 15 - n. 2 - Itajaí, mai-ago 2015. Disponível em:
<https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/6962/4493> Acesso em 25 jul 2019.
GARCIA, D. S. S.; GARCIA, H. S. Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e as Novas Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável pela Organização das Nações Unidas. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS. ISSN: 0104-6594. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/revfacdir/article/download/69455/40499> Acesso em: 25 jul 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
JACOBI, B. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003 p. 189-205, março/ 2003. Disponível em:
< http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso em: 25 jul 2019
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010
MEDEIROS, A. B. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011. Disponível em:
< http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf> Acesso em: 15 ago 2019.
MÜLLER, J. Educação Ambiental: diretrizes para a prática pedagógica. Porto
Alegre: Famurgs, 1999.146 p
ONUBR. Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Transformar nosso mundo para as Pessoas e o Planeta. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/cupula/>. Acesso em: 25 jul. 2019.
PIMENTEL, M. Educação para o desenvolvimento sustentável. 2019. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/14771-educa%C3%A7%C3%A3o-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel-2> Acesso em: 25 jun 2019.
RICHARDSON, J.R. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SACHS, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.