CLIMATE GEOGAMES: A NEW PARADIGM TO GAMES AS CIVIC ENGAGEMENT TOOLS FOR URBAN HERITAGE SUSTAINABILITY
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i1.26003Resumen
Apenas recentemente os estudos sobre criação e implementação de jogos sérios (educacionais) digitais e não digitais começaram a se concentrar nas questões das mudanças climáticas. Os problemas das mudanças climáticas e das emissões de gases de efeito estufa forçaram muitas cidades em todo o mundo a mudar a maneira pela qual elas (re)projetam áreas de patrimônio urbano, especialmente aquelas afetadas por questões como erosão costeira e inundações. Os atores sociais locais interessados desempenham um papel importante na construção de resiliência nas cidades por meio de mudanças comportamentais de mitigação e adaptação. Todavia, há uma falta de métodos inovadores para aprimorar essas habilidades de conscientização climática e projeto colaborativo de modo a manter o envolvimento dos cidadãos durante todo o processo. A combinação entre patrimônio urbano, mudança climática, jogos sérios e engajamento cívico é o que defendemos como a abordagem "Geojogos climáticos". Os geojogos climáticos são jogos criados para um novo clima, cujo objetivo é acelerar o processo de projeto urbano por meio de aprendizado, diálogo e ação sobre riscos e impactos climáticos. Nossa proposta é que os geojogos climáticos sejam um método e instrumento descentralizados, em que os participantes possam rapidamente projetar e gerir futuros resilientes à mudança do clima. Assim, o objetivo deste artigo é discutir como jogos sérios podem ser aplicados para redesenhar cidades afetadas pelos impactos das mudanças climáticas, com um interesse particular em áreas urbanas costeiras. Os resultados externam as lições aprendidas com a revisão do estado da arte e abrem questões para estudos adicionais sobre o tópico dos geojogos climáticos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.