ESTUDO EMERGENCIAL A DISTÂNCIA SOBRE O AMBIENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i2.26524
Agencias de apoyo
CEPED, UNICENTRO

Palabras clave:

Geografia, Análise ambiental, Covid-19, Guarapuava

Resumen

O texto trata sobre um trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre de 2020, junto à disciplina Recursos Naturais e Análise Ambiental, na 3ª série do curso de Geografia – Bacharelado, em nível de graduação, da UNICENTRO. As aulas presenciais ocorreram apenas em três semanas, no início do período letivo, sendo depois ministradas através do ensino remoto emergencial, devido ao isolamento social, uma das medidas para minimizar os riscos à COVID-19. Em especial por conta de atividades práticas, optou-se por procedimentos que garantissem o caráter dos denominados trabalhos de campo, mas que, ao mesmo tempo, mantivessem a segurança aos participantes, através do afastamento social. O desafio central foi permutar a ida à realidade, quando dos trabalhos de campo, por outra rotina que respeitasse o afastamento social. Dialogou-se sobre como haveria a permuta, optando-se pelo Google Earth Pro. Escolheu-se como recorte a drenagem urbana em Guarapuava, Paraná. A escolha do aplicativo foi considerada acertada, bem como outros itens, abrindo possibilidades para desenvolver a análise ambiental.

Biografía del autor/a

Paulo Nobukuni, Universidade Estadual do Centro-Oeste/CREA, Paraná

Professor do Departamento de Geografia, do Setor de Agrárias e Ambientais

Gilmar Mattos Cordeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduado em Geografia - Licenciatura, Bacharelando em Geografia, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Estado do Paraná, Brasil.

Citas

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Publicado

20-12-2020

Cómo citar

NOBUKUNI, P.; CORDEIRO, G. M. ESTUDO EMERGENCIAL A DISTÂNCIA SOBRE O AMBIENTE. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i2.26524. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26524. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos