ANÁLISE ENERGÉTICO DA CIDADE DE SANTOS-SP / ENERGY ANALYSIS OF THE CITY OF SANTOS-SP
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i3.28177Resumen
Este trabalho analisou a cidade de Santos-SP, partindo de um contexto histórico e urbanístico, evidenciando os setores mais influentes da cidade, como também o plano diretor atual de Santos. Logo, foi feito um levantamento de dados energéticos de consumo, entre eles eletricidade, derivados do petróleo (óleo Diesel, gasolina) etanol e gás natural. Todas essas informações foram padronizadas em unidades TOE (Tonelada equivalente de petróleo) e foi realizado um diagrama Sankey, constatou-se que o transporte é o setor de maior consumo energético da cidade, como era de esperar já que Santos possui um dos maiores Portos de América Latina e também um forte apelo pelo turismo. Para a análise energética e exegética, com os dados coletados, realizou-se o cálculo dos fluxos de energia e exergia de entrada bem como exergia destruída para os diferentes tipos de combustível e a eficiência exergética da cidade cujo valor obtido foi de 19,70%. Finalmente realizou-se o cálculo das emissões de CO2 dos combustíveis, cujo valor obtido foi de 641.151.042,6 kg equivalente de CO2. O resultado para emissões de CO2 é muito próximo ao estimado pela Prefeitura de Santos, apesar que Santos é uma cidade que se destaca por um plano diretor que pretende ser uma cidade inteligente no futuro e tem uma eficiência baixa no sentido de consumo energético.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.