A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
DOI :
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i1.26466Mots-clés :
direito humano a alimentação adequada, alimentação escolar saudável, alimentação infantilRésumé
Resumo: A realização de ações de Educação Alimentar e Nutricional deve ser um processo permanente em todas as fases do ciclo da vida. Na infância, a escola é um espaço privilegiado de discussão, reflexão e prática para a formação dos hábitos alimentares saudáveis. Realizou-se em uma escola privada da cidade de Fortaleza, estado do Ceará, o Projeto de Educação Nutricional Minha Lancheira Saudável com o objetivo de desenvolver atividades lúdicas para aumentar o consumo de alimentos saudáveis e diminuir o consumo de alimentos industrializados. Foram realizados três encontros com alunos entre 7 e 10 anos de idade, que estudam em tempo integral. As atividades desenvolvidas promoveram a integração e a troca de experiências e saberes entre os participantes. Como resultado, percebeu-se que os estudantes entenderam por quais razões os alimentos que devem ou não devem ser consumidos com frequência e a importância das escolhas dos alimentos para a saúde. Ao final do projeto, concluiu-se que o ambiente escolar é favorável a prática da educação nutricional para a formação dos hábitos e comportamentos alimentares, sendo uma ferramenta determinante na construção e na conscientização do consumo saudável de alimentos, bem como na valorização da alimentação no ambiente escolar.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés International Journal of Environmental Resilience Research and Science 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.