Efeitos do Aumento da Temperatura na Comunidade do Santo Antônio e Quilombo São José, Localizados no Município de Laranjal do Jari - AP

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i3.32368

Résumé

As comunidades fluviais Santo Antônio e Quilombo São José, localizada as margens do Rio Jari-AP, estão sujeitas às mudanças climáticas como os eventos hidrológicos extremos tornando-se frequentes. Estas populações são extremamente vulneráveis as transformações, pois os ciclos hidroclimáticos sazonais norteiam seu modo de vida. A pesquisa de percepção sobre os efeitos do aumento da temperatura é necessária para analisar como eles estão reagindo aos impactos dessas mudanças e quais estratégias adaptativas são adotadas, levando ao objetivo da presente pesquisa que visa compreender os impactos provocados por essas variações. A obtenção dos dados foram obtidas por meio de entrevistas. Os resultados indicam que o conhecimento empírico aponta que os ciclos do rio estão mudando, que as chuvas diminuíram e o aumento da temperatura é uma realidade, levando-os a adaptar-se para superar esse novo desafio. Sendo necessário os gestores desenvolverem políticas públicas voltadas à problemática local.

Téléchargements

Publié-e

22-12-2023

Comment citer

AZEVEDO, J. B. C.; MUNIZ, L. S. dos S.; CARDOSO, R. F.; SILVA, M. A. da; SATHLER, M. L. Efeitos do Aumento da Temperatura na Comunidade do Santo Antônio e Quilombo São José, Localizados no Município de Laranjal do Jari - AP. Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i3.32368. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32368. Acesso em: 19 avr. 2025.