Cinema como pedagogia antiespecista: ensaio teórico sobre audiovisual, educação ambiental e emergência climática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.35361

Résumé

Este ensaio teórico emprega revisão bibliográfico-documental narrativa, ancorada em autores clássicos e contemporâneos sobre preservação da natureza, especismo, capitalismo e educação ambiental. A análise tem ênfase na infância e nas dinâmicas psicológicas envolvidas no aprendizado cultural da alimentação baseada em animais. As conclusões apontam que: a pecuária constitui a principal ameaça climática e ecossistêmica no Brasil, exigindo destaque na educação ambiental; o carisma dos animais pode ser canalizado para aproximar crianças da ciência fomentando letramentos tecnológicos; o engajamento coletivo se revela essencial para promover educação e responsabilidade socioambiental; o potencial crítico do audiovisual se configura como ferramenta pedagógica útil para desnaturalizar o especismo. Como contribuição, o estudo propõe práticas de produção de vídeos escolares baseadas em dados científicos, estimulando projetos colaborativos que mobilizem estudantes e educadores em torno de causas ambientais e antiespecistas. Ao situar o cinema como vetor educativo, o ensaio oferece um quadro conceitual e prático que orienta futuras investigações empírico-teóricas. Indica ainda caminhos para intervenções práticas em contextos escolares e transição cultural útil no enfrentamento da crise climática. Estes esforços apontam direção, porém, não constituem solução para o Ambiente — desafio que demanda mudanças econômicas e coordenação política global.

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Publié-e

30-05-2025

Comment citer

NUNES, R. B.; GOUVEIA, M. A. L. de. Cinema como pedagogia antiespecista: ensaio teórico sobre audiovisual, educação ambiental e emergência climática. Journal Internationale de Recherche et de Science sur la Résilience Environnementale, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–25, 2025. DOI: 10.48075/ijerrs.v7i1.35361. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/35361. Acesso em: 3 juin. 2025.