ELABORAÇÃO DE PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA PARA VULNERABILIDADE DOS MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO PRÓXIMOS ÀS RODOVIAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v1i1.25766Resumo
Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos tornou-se motivo de grande preocupação, devido aos problemas socioambientais que podem causar às áreas que estão expostas, aos cursos d’água, mananciais de abastecimento, lençóis freáticos, o próprio solo e a comunidade próxima. Objetivo do estudo foi a elaboração e aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida, para determinar a vulnerabilidade dos mananciais na interseção com a BR 277. Foi realizado um diagnóstico a campo, elencando onze parâmetros, nos quais através de uma análise de correspondência, utilizando o software R, foram determinados os critérios de vulnerabilidade baixa, cuja somatória dos parâmetros ficava entre 11 a 18, média (19 a 22) e alta (23 a 33). Foram aplicados em sete pontos da BR 277 no trecho entre Guaraniaçu a Cascavel/PR. Nos Km 516/517 e Km 524/25 a vulnerabilidade foi avaliada como baixa e no Km 518/519 considerado como alta. Em Cascavel dos quatro pontos analisados, o Km 584/585 foi caracterizado como em vulnerabilidade alta e nos Km 585/586, Km 592/593 e Km 595/596, a vulnerabilidade dos mananciais foi considerada média, o que demonstra a necessidade urgente de medidas estruturais, educativas e de políticas públicas, que protejam os mananciais de abastecimento público de água.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.