PROJETO DE CASA CONTÊINER ENERGIA ZERO VIA SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA DIFERENTES CLIMAS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v1i1.25768Resumo
As edificações são responsáveis por 50% do consumo de energia elétrica global, ao passo que se prevê que esta participação continue aumentando. Uma das chaves para satisfazer o aumento da demanda por eletricidade é a construção de edifícios mais eficientes. Por este motivo, as edificações energia zero são o atual alvo da construção civil a nível mundial. Os principais obstáculos no desenvolvimento de edificações energia zero são o alto custo inicial e a falta de conhecimento; uma opção atraente para superar estas dificuldades são às construções modulares produzidas de forma padronizada e a partir de contêineres marítimos. Com o intuito de preencher a carência de estudos nesta área, o presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de habitação unifamiliar em contêineres energia zero elaborado através de otimização baseada em simulação para cada zona bioclimática do território brasileiro. A metodologia para atingir esse objetivo compreende as seguintes etapas: (i) Definição de um modelo base de simulação no programa EnergyPlus; (ii) Minimização do custo do ciclo de vida, para cada zona bioclimática, por meio do motor de otimização GenOpt; (iii) Análise do conforto térmico; (iv) cálculo dos sistemas solares para tornar os modelos de edificação energia zero ao longo do ano.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.