A EDUCAÇÃO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO JOVEM APRENDIZ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE / EDUCATION AND FUNDAMENTAL RIGHTS OF THE YOUNG APPRENTIC: AN ANALYSIS FROM THE HUMAN RIGHTS AND POLICIES FOR YOUTH
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i1.26460Palavras-chave:
Juventude, Programa de Aprendizagem, Direitos Fundamentais, Educação,Resumo
RESUMO
O objetivo deste artigo é analisar o Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz, à luz da Educação em Direitos Humanos e Politicas para a Juventude. Buscou-se discutir os direitos fundamentais do jovem inserido no Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz e na Educação Profissional no Brasil, especialmente ressalvado a possibilidade de ingresso do jovem no mercado de trabalho na condição de aprendiz dos 14 anos aos 24 anos, regulada pela Consolidação das leis de Trabalho (CLT), passando por um processo de modernização com a promulgação das Leis nºs 10.097, de 19 de dezembro de 2000, 11.180, de 23 de setembro de 2005, e 11.788, de 25 de Setembro de 2008. O trabalho se constitui num estudo bibliográfico. Conclui-se que o jovem ainda enfrenta uma realidade de preconceito em relação a sua condição de ser jovem, a forma como se expressa, como se comporta, o seu modo de vestir e de ser, quando se propõe a adentrar o âmbito do trabalho formal. Têm-se na Educação em Direitos Humanos um instrumento de fortalecimento do respeito ao aspecto cultural do jovem e sua identidade.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Educação para a Democracia., In Lua Nova, nº 38. São Paulo, 2000.
FILHO, Ruy Leite Berger. Educação Profissional no Brasil: novos rumos-
FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história.2º edição., São Paulo: Ed. Brasiliense,1972.
GIDDENS, Anthony- As consequências da Modernidade/ Antony Giddens; traduçãode Raul Fiker.- São Paulo: Editora UNESP, 1991
GOFFMAN, Erving. Estigma – Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Data da Publicação Original 1963. www.Sabotagem.Revolt.org
MANFREDI, Silvia Maria. Política e Educação Popular. 2º ed., São Paulo: Ed. Cortez, 1981.
MANUAL DE APRENDIZAGEM. O que é preciso saber para contratar o aprendiz. Brasília, 10 de Janeiro de abril de 2014.Edição revisada e ampliada
MINAYO, M.C.S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis. RJ: Vozes, 1994.
MORGADO, Patrícia Paula Lima. Práticas pedagógicas e Saberes Docentes na Educação em Direitos Humanos. Dissertação de Mestrado Saberes Docentes na Educação em Direitos Humanos, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.