EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA CRISE DA ÁGUA NUMA ESCOLA DO CAMPO / ENVIRONMENTAL EDUCATION AND CLIMATE RESILIENCE: CONTEMPORARY CHALLENGES IN THE WATER CRISIS AT A FIELD SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i1.26480Palavras-chave:
Escola do campo. Práticas de resiliência. Crise de água. Educação Ambiental. Educação do CampoResumo
O artigo resulta de pesquisa vinculada ao Projeto “Invisibilidade da Identidade Socioambiental nas Escolas do Campo” financiado pelo CNPq, numa parceria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, em Cascavel-PR, com a Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba-PR. Busca-se refletir e apresentar os resultados de como ocorreram as práticas educativas de resiliência em uma escola do campo diante da crise de abastecimento de água na comunidade de Matulão no município de Tijucas do Sul, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. Também, como a escola como liderança social nessa comunidade, contribuiu para fortalecer sua identidade socioambiental de resiliência diante da falta de água nessa área rural do município. Assim, retrata-se a participação e a mobilização da comunidade escolar, pais, alunos, professores e representantes da comunidade que foram determinantes para que numa ação de transformação da realidade o problema fosse resolvido, garantindo o abastecimento de água para às famílias da comunidade. Tais ações concretizaram a articulação entre a Educação Ambiental e a Educação do Campo, fortalecendo o princípio da resiliência da comunidade e a sensibilização ambiental com a compreensão dos problemas ambientais locais e globais, e do necessário exercício de práticas de resiliência como um caminho possível diante de tais situações socioambientais.Referências
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