Educação Ambiental: referencial teórico para iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i02.31519Resumo
A educação ambiental (EA) vem se desenvolvendo com eficácia no enfrentamento dos desafios civilizatórios. É necessário que a sociedade seja capacitada em EA. O presente artigo tem como objetivo principal disponibilizar um referencial teórico abrangente e inicial, como roteiro para uma construção conceitual da EA. Esse roteiro tem como objetivo disponibilizar um caminho possível para iniciantes no campo da EA. A metodologia adotada foi a seleção de oito referências para cada uma das onze linhas da EA de trabalhos considerados emblemáticos, sendo em parte obtidos ao acaso pelo “Google Acadêmico”, nos meses de junho de 2022 e 2023. Foram obtidas a partir de palavras-chaves baseadas nos títulos de cada um dos nomes das onze linhas de EA + as palavras conceito + educação ambiental. São propostas 88 referências para o conjunto das onze linhas seguintes: a) Alfabetização Ecológica; b) EA e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); c) EA Critica; d) EA e Complexidade; e) EA Empresarial/Licenciamento; f) EA Freiriana; g) EA na Gestão Ambiental Pública; h) EA no enfrentamento da Emergência Climática; i) EA para a Sustentabilidade Socioambiental; j) EA Vivencial; k) Ecopedagogia. Essa proposta de referencial teórico pode transformar-se em um guia para iniciantes na EA contemporânea brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.