Protocolo de Avaliação Rápida das Condições Ambientais do Riacho das Antas, Corpo Receptor dos Efluentes da Estação de Tratamentendo de Esgoto (Ete Norte) da Cidade de Cascavel-Pr

Autores

  • Érika Lemunie Unioeste
  • Flavia Begnini Unioeste
  • Laura Fabia Lopes Tobaldini Unioeste
  • Ana Laura Mariani Unioeste
  • Geovanna Pozzebon Zardo Unioeste
  • Eduarda do Rosario Borges da Silveira Unioeste
  • João Gabriel Antunes Unioeste
  • Rosilene Luciana Delariva Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32388

Resumo

Resumo: As estações de tratamento de esgoto (ETEs) desempenham papel crucial no manejo de resíduos de efluentes e na gestão sustentável. O papel principal dessas estações é remover substâncias presentes no esgoto, antes do seu retorno aos rios. Quando não adequadamente tratados, esses efluentes podem alterar as propriedades da água e da biota, contribuindo para para eutrofização, toxicidade e homogeneidade ambiental. Protocolos de avaliação rápida podem auxiliar na mensuração desses possíveis impactos. O objetivo do estudo foi realizar a caracterização do rio das Antas, corpo receptor dos efluentes da cidade de Cascavel-PR. Resultados mostram que o rio das Antas é uma área impactada, com construções próximas ao seu trecho, indícios de erosão e alterações no leito. Medidas que aumentem a depuração dos efluentes, além da restauração da vegetação marginal, são indicados para melhorar as condições e a gestão local. 

Palavras-chave: Saneamento; recursos hídricos; poluição.

Downloads

Publicado

26-12-2023

Como Citar

LEMUNIE, Érika; BEGNINI, F.; LOPES TOBALDINI , L. F.; MARIANI, A. L.; POZZEBON ZARDO , G.; DO ROSARIO BORGES DA SILVEIRA , E.; ANTUNES, J. G.; LUCIANA DELARIVA, R. Protocolo de Avaliação Rápida das Condições Ambientais do Riacho das Antas, Corpo Receptor dos Efluentes da Estação de Tratamentendo de Esgoto (Ete Norte) da Cidade de Cascavel-Pr. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32388. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32388. Acesso em: 22 jul. 2024.