Gestão socioambiental em cooperativas de agricultores familiares: orientações e procedimentos fomentados pelo programa “mais gestão”.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32389Resumo
Este artigo propõe uma avaliação das diretrizes do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) "Mais Gestão" na esfera socioambiental, direcionado a associações e cooperativas da agricultura familiar. Utilizando os conceitos weberianos de racionalidade como base, o estudo emprega categorias analíticas inspiradas em Joyce Rothschild-Whitt (1979) e Maurício Serva (1997). A análise avalia a proximidade das orientações presentes no manual do programa com as racionalidades instrumental e substantiva. Concluímos, por meio dessa análise, que as orientações oscilam entre a racionalidade instrumental e a substantiva, indicando a viabilidade da coexistência dessas duas racionalidades no contexto conceitual e orientador das ações do programa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.