Um seletividade e eficácia de herbicidas em pré e pós-emergência no feijoeiro-comum
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i2.34547Resumo
Com a expansão do cultivo de feijão no Brasil, a disponibilidade de herbicidas registrados é limitada. Este estudo avaliou a seletividade e eficácia de herbicidas em pré e pós-emergência no feijão-comum, realizado em Conchal-SP, com delineamento experimental inteiramente casualizado, oito tratamentos em pré-emergência e nove em pós-emergência, com quatro repetições. Em pré-emergência, clomazona, sulfentrazona e piroxasulfona foram altamente seletivos, com baixa fitotoxicidade e controle eficaz de plantas daninhas, resultando em maior produtividade. Oxifluorfen, imazapique e diclosulam causaram injúrias de moderada a severa, comprometendo o crescimento e reduzindo os rendimentos, sendo o oxifluorfen o mais eficaz no controle de plantas daninhas entre os não promissores. Em pós-emergência, clomazona e S-metolacloro foram seletivos, com bom controle de plantas daninhas. Clomazona teve rápida recuperação, enquanto S-metolacloro causou leve fitotoxicidade. Clorimurom-etílico, clorasulam-metílico e nicosulfuron tiveram baixa eficiência, e o imazapique apresentou alta fitotoxicidade, mas bom controle das plantas daninhas. Conclui-se que clomazona, piroxasulfona e sulfentrazona são potenciais herbicidas seletivos e eficazes para uso no cultivo de feijão-comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



