FRACTAIS DA ANORMALIDADE SOB A ÓTICA DO ORDENAMENTO EDUCACIONAL NORMATIVO EM MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.12786Palabras clave:
Pós-estruturalismo. Imaginário. Foucault. Pós-modernidade.Resumen
Esse artigo tem o objetivo geral de discutir a anormalidade a partir das subjetividades dos “anormais” enunciados por Michel Foucault: o monstro, o onanista e o incorrigível. Buscamos mostrar uma visão da anormalidade social, legal e técnica que se desenvolve do século XVII ao início do século XIX e como se manifestam os efeitos dessas identidades nos domínios da instituição médica e judiciária. O que se procura ressaltar é a tipificação desses indivíduos enquadrados como não assimiláveis socialmente e questionadores do sistema de dupla qualificação da medicina-social e do ordenamento normativo.Descargas
Publicado
01-10-2015
Cómo citar
BARROS, E. P.; COELHO ROCHA, R. M. S. V. FRACTAIS DA ANORMALIDADE SOB A ÓTICA DO ORDENAMENTO EDUCACIONAL NORMATIVO EM MICHEL FOUCAULT. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2015. DOI: 10.17648/educare.v11i21.12786. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12786. Acesso em: 20 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê: Educação e Contemporaneidade
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.