FRACTAIS DA ANORMALIDADE SOB A ÓTICA DO ORDENAMENTO EDUCACIONAL NORMATIVO EM MICHEL FOUCAULT

Autori

  • Eduardo Portanova Barros
  • Roselandia Maria Serra Verde Coelho Rocha

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.12786

Parole chiave:

Pós-estruturalismo. Imaginário. Foucault. Pós-modernidade.

Abstract

Esse artigo tem o objetivo geral de discutir a anormalidade a partir das subjetividades dos “anormais” enunciados por Michel Foucault: o monstro, o onanista e o incorrigível. Buscamos mostrar uma visão da anormalidade social, legal e técnica que se desenvolve do século XVII ao início do século XIX e como se manifestam os efeitos dessas identidades nos domínios da instituição médica e judiciária. O que se procura ressaltar é a tipificação desses indivíduos enquadrados como não assimiláveis socialmente e questionadores do sistema de dupla qualificação da medicina-social e do ordenamento normativo.

Pubblicato

01-10-2015

Come citare

BARROS, E. P.; COELHO ROCHA, R. M. S. V. FRACTAIS DA ANORMALIDADE SOB A ÓTICA DO ORDENAMENTO EDUCACIONAL NORMATIVO EM MICHEL FOUCAULT. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2015. DOI: 10.17648/educare.v11i21.12786. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12786. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação e Contemporaneidade