ESPECIFICIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUESTÃO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.14138Mots-clés :
Curso de Pedagogia. Projeto Político Pedagógico. Formação Docente. Educação Infantil.Résumé
Este estudo objetivou uma reflexão acerca Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e seus saberes e metodologias elencados para a formação dos pedagogos no movimento pós diretrizes curriculares BRASIL/Resolução CNE/CP 01/2006 que orientando a reformulação do curso ampliou consideravelmente os componentes curriculares que subsidiaram a formação inicial do profissional docente para a área da Educação Infantil. A matriz teórico-metodológica teve como modalidade de pesquisa o Estudo de Caso Histórico e como ferramenta de pesquisa para tratamento dos dados a Análise do Conteúdo. Os sujeitos participantes deste estudo foram os alunos docentes concluintes do curso das primeiras turmas formadas pós dcn’s e que já experienciaram a docência no espaço das escolas públicas e privadas. Os resultados alcançados, a partir do cruzamento dos dados, das inferências sobre as falas, da legislação pertinente as áreas em discussão e das contribuições teóricas foi possível compreender que emergem das ações pedagógicas destes sujeitos tensões provocadas pela conjuntura social marcada por movimentos de rupturas e permanências que deixaram marcas na formação destes profissionais, bem como, estranhezas aos componentes curriculares que compõem a matriz do curso na universidade. Logo, desafios diversos a ser enfrentados por estes alunos docentes diante da precarização de seu trabalho pedagógico entrelaçados com a necessidade de ressignificar sua prática pedagógica junto às crianças no espaço da escola pública atendendo as expectativas legais de um processo de universalização da educação básica.
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