ESPECIFICIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.14138Palavras-chave:
Curso de Pedagogia. Projeto Político Pedagógico. Formação Docente. Educação Infantil.Resumo
Este estudo objetivou uma reflexão acerca Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e seus saberes e metodologias elencados para a formação dos pedagogos no movimento pós diretrizes curriculares BRASIL/Resolução CNE/CP 01/2006 que orientando a reformulação do curso ampliou consideravelmente os componentes curriculares que subsidiaram a formação inicial do profissional docente para a área da Educação Infantil. A matriz teórico-metodológica teve como modalidade de pesquisa o Estudo de Caso Histórico e como ferramenta de pesquisa para tratamento dos dados a Análise do Conteúdo. Os sujeitos participantes deste estudo foram os alunos docentes concluintes do curso das primeiras turmas formadas pós dcn’s e que já experienciaram a docência no espaço das escolas públicas e privadas. Os resultados alcançados, a partir do cruzamento dos dados, das inferências sobre as falas, da legislação pertinente as áreas em discussão e das contribuições teóricas foi possível compreender que emergem das ações pedagógicas destes sujeitos tensões provocadas pela conjuntura social marcada por movimentos de rupturas e permanências que deixaram marcas na formação destes profissionais, bem como, estranhezas aos componentes curriculares que compõem a matriz do curso na universidade. Logo, desafios diversos a ser enfrentados por estes alunos docentes diante da precarização de seu trabalho pedagógico entrelaçados com a necessidade de ressignificar sua prática pedagógica junto às crianças no espaço da escola pública atendendo as expectativas legais de um processo de universalização da educação básica.
PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia. Projeto Político Pedagógico. Formação Docente. Educação Infantil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.