GLOBAL YOUTH CLIMATE PACT (GYCP): CAMINHOS METODOLÓGICOS NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL.

Autores

  • Adriana Massaê Kataoka PPGEN/UNICENTRO
  • Anderson Moser Universidade Federal do Paraná
  • Patrícia Carla Giloni de Lima Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Daniele Saheb Pontificia Universidade do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32386

Resumo

Este manuscrito versa sobre o projeto Global Youth Cimate Pact (GYCP, Paraná), financiado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava-PR. O projeto adota a teoria da complexidade de Edgar Morin e os princípios da Educação Ambiental como subsídios teóricos e práticos para suas reflexões e ações. Participam pesquisadores do Ensino Superior, professores e estudantes da Educação Básica. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os caminhos metodológicos adotados pelo GYCP Paraná visando contribuir com o enfrentamento da emergência climática com foco no protagonismo dos jovens paranaenses. Metodologicamente, o projeto é organizado em cinco etapas orientadoras: (1) Formação; (2) Tema Gerador; (3) Projeto; (4) Ação implementada e (5) Socialização. Consideramos que o projeto GYCP possui condições essenciais de inserir a discussão da emergência climática no contexto escolar por meio da metodologia apresentada, potencializando a formação cidadã crítica e contextualizada dos participantes.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Emergência Climática; Sustentabilidade.

Biografia do Autor

Adriana Massaê Kataoka, PPGEN/UNICENTRO

ProfessoradoProgramadePós-GraduaçãoemCiênciasNaturaiseMatemática(PPGEN/UNICENTRO), Doutora em Ciências (UFSCar).

Anderson Moser, Universidade Federal do Paraná

Professor de Biologia da Educação Básica. Doutorando em Educação(PPGE/UFPR). Mestre em Educação para a Ciência (UEM)

Patrícia Carla Giloni de Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professora do Departamento de Ciências Biológicas (DEBIO/UNICENTRO), Doutora em Ciências (USP).

Daniele Saheb, Pontificia Universidade do Paraná - PUCPR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE/PUCPR), Doutora em Educação (UFPR)

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Publicado

26-12-2023

Como Citar

MASSAÊ KATAOKA, A.; MOSER, A.; CARLA GILONI DE LIMA, P.; SAHEB, D. GLOBAL YOUTH CLIMATE PACT (GYCP): CAMINHOS METODOLÓGICOS NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 3, 2023. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i3.32386. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32386. Acesso em: 3 jul. 2024.