Global youth Climate Pact (GYCP): caminhos metodológicos no estado do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32386Resumo
Este manuscrito versa sobre o projeto Global Youth Cimate Pact (GYCP, Paraná), financiado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava-PR. O projeto adota a teoria da complexidade de Edgar Morin e os princípios da Educação Ambiental como subsídios teóricos e práticos para suas reflexões e ações. Participam pesquisadores do Ensino Superior, professores e estudantes da Educação Básica. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os caminhos metodológicos adotados pelo GYCP Paraná visando contribuir com o enfrentamento da emergência climática com foco no protagonismo dos jovens paranaenses. Metodologicamente, o projeto é organizado em cinco etapas orientadoras: (1) Formação; (2) Tema Gerador; (3) Projeto; (4) Ação implementada e (5) Socialização. Consideramos que o projeto GYCP possui condições essenciais de inserir a discussão da emergência climática no contexto escolar por meio da metodologia apresentada, potencializando a formação cidadã crítica e contextualizada dos participantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.