A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DE BAIXO CARBONO NAS CIDADES PARA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
Estratégias tecno energéticas no setor de transporte
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32411Resumo
A crise climática vem impulsionando a pesquisa potencializando a preocupação com práticas sustentáveis. Os governos, setores públicos e privados e a sociedade organizada têm se preocupado cada vez mais com a forma como o mundo vem aplicando e consumindo seus produtos, bem como as inter relações destes com o meio ambiente. A urbanização trouxe para o palco as cidades modernas, destacando-se que mais da metade da população mundial vive em espaços urbanos. Atualmente as cidades e vilas enfrentam desafios sem precedentes, razão pela qual é imprescindível no planejamento urbanístico buscar novas formas de abordagem, concebendo cidades mais equitativas, sustentáveis e resilientes. Nesse viés, o estudo dos transportes nas cidades é questão de grande importância, tanto que mundialmente há um empenho para otimizar a transição energética no setor de transportes, buscando tecnologias de alta eficiência e baixo carbono, tais como iniciativas nos setores de eletrificação, automatização, compartilhamento e uso de energias renováveis no intuito de buscar essa quebra da hegemonia do petróleo nos transportes. Assim, o objeto de estudo apresentado neste artigo busca tratar acerca de uma mobilidade mais sustentável e da transição energética com alta eficiência e baixo carbono, sobretudo para os transportes, buscando modelos que transcrevem o contexto brasileiro, bem como apresentando experiências de sucesso em outros países que podem servir de referência para o impulsionamento de referidas tecnologias sustentáveis e de baixo impacto ambiental no contexto brasileiro.
Palavras-Chave: mobilidade urbana; cidades sustentáveis; transição energética; tecnologia de baixo carbono; setor de transportes;
Downloads
Publicado
Versões
- 18-12-2023 (2)
- 29-02-2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.