A AVIFAUNA COMO ELEMENTO PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i2.26278Keywords:
Alfabetização científica. Campos Gerais. Floresta Ombrófila Mista. Educação Ambiental. CTSA.Abstract
Na experiência aqui relatada, a avifauna foi utilizada como um elemento de sensibilização ambiental no contexto de uma escola de periferia, situada dentro de uma fazenda em Ponta Grossa PR. Aproveitando a biodiversidade do espaço e norteados pelas premissas de uma abordagem focada em elementos de sustentabilidade, focamos em trabalhar com os alunos do ensino fundamental as espécies de aves frequentadoras do local. Para tanto utilizamos como ferramentas a pesquisa bibliográfica e três aplicativos de disponibilização gratuita. Por meio de observação das aves e interação com os aplicativos, os alunos identificaram as espécies avistadas, suas características, importância ecológica, hábitos e comportamentos. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto contaram com a participação de bolsistas do Programa Residência Pedagógica CAPES, que auxiliaram em todas as etapas de atividades e revezaram-se com grupos de alunos, mostrando a importância dos programas de formação de professores em parceria com a escola básica e dos processos de docência compartilhada. Percebemos que as atividades desenvolvidas sensibilizaram os alunos para questões de Sustentabilidade, percebendo o ambiente e interagindo com o meio na busca do conhecimento científico aplicado à sua realidade, contemplando conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente pautados na alfabetização científica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.