Aptidão agrícola e segurança alimentar: Potencialidades e limitações do solo em áreas do Semiárido Brasileiro
Abstract
Neste estudo foi empregado o Sistema de Capacidade de Uso da Terra como ferramenta para apoiar a tomada de decisão no projeto Quintais Agroflorestais do Instituto LUSS. Este projeto é implementado em áreas rurais do semiárido brasileiro, com um enfoque especial na comunidade Quilombola Lagoas, localizada no município de São Raimundo Nonato, ao sul do Piauí. A pesquisa teve como objetivo analisar três áreas distintas, utilizando critérios como declividade; características pedológicas, incluindo profundidade, textura e permeabilidade dos solos; riscos erosivos e condições climáticas. Técnicas avançadas de geoprocessamento foram aplicadas para determinar a aptidão agrícola das terras avaliando suas potencialidades e limitações. Os resultados apontam que mesmo diante das adversidades climáticas típicas do semiárido brasileiro é possível transformar em áreas produtivas as regiões estudadas através da adoção de práticas agroflorestais. Essas práticas podem promover uma agricultura sustentável eficaz contribuindo tanto para segurança alimentar quanto autonomia das famílias locais enquanto fomentam também a conservação ambiental aprimorada pela gestão correta dessas inovações agrícolas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.



