Uso de RPA para Identificação de Falhas na Cultura da Soja
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32229Resumen
As aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), quando equipadas com câmeras de alta qualidade, permitem uma inspeção detalhada e rápida das plantações. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi identificar falhas de plantio e mensurar a porcentagem destas falhas em uma lavoura de soja. Após a obtenção das imagens, utilizou-se o software específico Agisoft Metashape Profissional, para desenvolver tecnologias de geoprocessamento e obtenção do ortomosaico. O software QGIS foi utilizado para geração do NDVI e o complemento plugin “dzetsaka” para quantificação do uso e cobertura do solo. Os resultados mostraram uma porcentagem de 1,98 de falhas na área, podendo aumentar progressivamente quando em áreas de maiores extensões. Conclui-se que o Agisoft Metashape Profissional se mostrou eficiente para geração dos produtos finais e, o software QGIS e os plugins “dzetsaka” e “diferença” demonstraram ser ferramentas de baixo custo adequada para mapear, classificar e quantificar a cobertura do solo.
Palavras-Chave: Geotecnologia. Ortomosaico. Refletância.
Descargas
Publicado
Versiones
- 17-02-2024 (2)
- 26-12-2023 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.